Isto foi escrito em maio de 2021. As medidas da pandemia estavam a ser reduzidas. Os nossos filhos tinham estado na escola durante mais de seis meses. Foi difícil fazer amigos durante este tempo.
Segunda-feira. Fim da tarde. Covid-19 fechou a escola durante uma semana. Andamos pela cidade, a minha filha improvisa um jogo de espionagem para nós dois.
Vamos lá! Corre! A cidade inteira vai explodir!
Temos de encontrar onde ele escondeu a bomba.
Baixem-se! Ele vai ver-nos.
A minha filha não usa as minhas sugestões para o jogo. Não faz mal. Gosto da mistura de acção física e passividade mental.
Estamos perto do museu quando começa uma forte aguaceira. E as moedas velhas? digo. Ele vai tentar apanhá-las.
Desta vez acerto: é exactamente isso que o nosso arqui-inimigo faria. A minha filha lidera o caminho para o foyer do museu. A mulher na recepção sorri e liga as luzes nas três salas. Depois, ela liga todas as bandas sonoras, ecrãs tácteis e filmes educativos. Somos os primeiros visitantes desde o almoço, talvez os primeiros do dia inteiro.
Uma sala tem uma banda sonora de cavalo galopante. Outra tem alguns grunhidos pré-históricos. Vemos a bela selecção de jóias, facas e instrumentos cirúrgicos da época romana. A ferrugem e os danos tornam o que permanece mais precioso. A minha filha aponta para uma pulseira - Gosto disso. O jogo da espionagem acabou.
Quando um museu está ocupado, é possível sentir os artefactos a cumprir o seu dever, recebendo a atenção dos visitantes, oferecendo pontos de partida, sendo sujeitos à reavaliação constante que faz parte da cultura. O significado do artefacto pode ser diferente para cada pessoa, mas o ponto de lançamento é o mesmo - o objecto, o seu tamanho e textura, a sequência de eventos que o trouxeram à existência e o mantiveram em propriedade humana.
Mas hoje não há ninguém outro. Estamos sozinhos com os artefactos e eles sentam-se com uma importância ressonante. Como se esta exposição fosse apenas para nós. Como se fosse montado para comunicar algo urgente e específico, uma mensagem que devemos compreender e retirar. Partimos rapidamente antes que a mensagem seja revelada.

Comments
Post a Comment
Please share your thoughts about this post: